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AFINAL, COMO ANDA O MERCADO DE PRODUTOS PERSONALIZADOS NO BRASIL?

Publicado em Setor Promocional, por Suporte AWSoft em 06/12/2020


 

Em uma era digital na qual é comum vermos por todos os lados o mesmo produto sendo vendido por diversas lojas, oferecer ao consumidor algo original torna-se um diferencial e faz com que o empreendedor consciente a respeito disso se destaque cada vez mais. E esse é o cenário observado no mercado de produtos personalizados no Brasil.

O desejo das pessoas de se destacarem em meio a tantos itens de consumo repetidos, então, tem aquecido esse segmento. Por esse motivo, investir nele significa abrir portas para obter bons lucros e, assim, alcançar o sucesso.

Ficou interessado e quer entender mais sobre o assunto? Continue a leitura e descubra quais são os produtos em ascensão no mercado brasileiro e por que você deveria investir na venda de acessórios personalizados!

 

O que está em alta?

Que os produtos personalizados são uma febre você já sabe, mas resta saber: quais deles têm se destacado nas vendas? Para encontrar a resposta a essa pergunta, basta dar uma olhada nos sites de lojas, nas vitrines e no que as pessoas usam por aí.

Confira a seguir quais são os produtos em ascensão no mercado brasileiro!

Camisas

Para quem curte um produto que se encaixe perfeitamente no seu perfil, as camisas são uma opção. Trata-se, literalmente, de vestir a ideia dos produtos personalizados. Além disso, esse, com certeza, é um item que terá sempre muito uso.

São várias estampas divertidas, que podem ser de heróis, de bandas, de personagens de desenho animado ou até mesmo aquelas que homenageiam pessoas queridas como “Super Pai” -- opção é o que não falta!

Canecas

A verdade é que todo mundo adora ganhar caneca. As canecas personalizadas unem a utilidade e a versatilidade de acordo com o gosto da pessoa. Afinal, além de serem utilizadas para bebidas do dia a dia como a água e o café, elas também impressionam pela criatividade das criações.

Podem ser aquelas oferecidas como brindes, com o nome e uma foto, por exemplo. As possibilidades são bem amplas e agradam muita gente.

Almofadas

Para o público que gosta de decorar a sala ou o quarto da casa de forma diferente do que comumente se vê por aí, a venda de almofadas personalizadas pode ser bastante lucrativa. Isso porque ela é de baixo custo e fácil de produzir.

Ainda, esse item é bastante atrativo, pois, além de simplesmente dar uma cor ao ambiente, ele permite que o cliente encontre aquele modelo que mais combine com ele. A variação pode ocorrer na cor, no formato ou na estampa, permitindo que você atenda aos mais variados gostos e interesses.

Capas para smartphones

Está aí um item que, assim como a camisa, tem bastante uso. Afinal, para quem tem um smartphone, é quase obrigatório ter uma capa para ele, seja para proteger o aparelho contra quedas e arranhões, seja para dar aquele up, deixando-o mais estiloso e com a cara do seu dono.

As possibilidades e variedades são muitas e dependem do gosto do consumidor. Porém, esse fator não é problema quando se tem um bom fornecedor de produtos customizados, pois ele saberá oferecer o item adequado ao desejo do cliente.

Para isso, é importante destacar que não é necessário ter equipamentos muito elaborados que façam o serviço, o que poderia representar gastos excessivos. É possível, sim, investir pouco e ter um bom retorno, basta escolher uma empresa que conte com designers criativos e competentes, capazes de atender ao que o comprador final deseja. Eles farão o essencial do serviço de forma bastante satisfatória.

Acessórios para smartphones

Além das capas, outros acessórios também são imprescindíveis, e alguns conseguem atender plenamente ao objetivo de melhorar o uso dos smartphones. Entre eles estão os carregadores, os pop-in, os cabos, os suportes, as capas a prova d’água, os fones de ouvido e as canetas touch.

Contudo, não é porque eles são de uso necessário que deverão se manter padronizados e sem graça, você concorda? É possível, sim, investir na personalização desses produtos também e agradar a clientela. Pode ter certeza, isso atrai os consumidores, uma vez que permite fugir do padrão daqueles itens monocromáticos.

O que fazer para ter sucesso com os produtos em ascensão nesse mercado?

Nós já falamos neste texto várias vezes que, para se destacar em um mercado tão competitivo, é preciso fazer a diferença — isso todo mundo já sabe. Mas, afinal, como isso pode ser feito? Se você quer saber a resposta para esta pergunta, então confira as nossas dicas a seguir.

Defina o seu público-alvo

Esta dica pode parecer um tanto boba mas, por incrível que pareça, existem muitos empresários que ainda não entendem a importância de se ter um público-alvo bem definido. Algumas pessoas pensam que, desta maneira, você estará reduzindo o número de clientes em potencial, o que não é verdade.

Ao contrário do que essas pessoas acreditam, ao limitar os seus clientes a um nicho específico, em vez de diminuir as chances de vendas você está, na verdade, otimizando o seu tempo. Focar em pessoas que não estão interessadas no que está vendendo é uma grande perda de tempo.

Você pode até não conseguir aumentar as vendas definindo um público-alvo, ao menos, estará investindo os seus esforços nas pessoas certas e as chances de vendas serão mais certeiras.

Entenda as necessidades dos seus clientes

Após definir o seu público-alvo, o próximo passo é entender o que essas pessoas precisam. De nada adianta você vender em sua loja uma geladeira, por exemplo, se o que os seus clientes realmente precisam são acessórios para celulares. Este exemplo é só para esclarecer a tese de que é fundamental entender as necessidades dos seus clientes para conseguir vender o produto que vai satisfazê-los da melhor forma possível.

Quanto mais você conhecer os seus clientes, maiores serão as suas chances de venda. Portanto, apenas definir um público-alvo não é o suficiente. Pesquise sobre o seus clientes e trace um perfil das pessoas que frequentam a sua loja, dessa forma ficará mais fácil entender o que eles buscam.

Fique atento às novidades

O mundo muda muito rápido. Produtos e marcas novas surgem todos os dias, principalmente quando falamos sobre o mercado de eletrônicos. Para quem trabalha nesse ramo, estar atento às novidades é imprescindível.

Uma situação que pode ser levada como exemplo é o grande crescimento que os produtos de marcas chinesas, como a Xiaomi e Huawei, tiveram no Brasil no último ano. Muitas lojas de acessórios para celulares não vendem capas protetoras e películas para os smartphones e, por isso, acabam perdendo muitas vendas.

Os brasileiros gostam de novidades e, por isso, estão sempre trocando seus celulares por versões mais novas e potentes — e sua loja precisa estar preparada para isso. Só quem já comprou um celular lançamento e não conseguiu achar acessórios para ele sabe o quanto é decepcionante passar por esse tipo de situação. Por isso, procure sempre saber quais são os produtos em ascensão no mercado brasileiro para agradar a todos os gostos e atender as necessidades do seu público.

Invista na sua equipe

Você certamente conta com uma equipe de vendedores na sua loja, mas ela realmente desempenha um bom papel? Quando falamos sobre uma loja que vende produtos para aparelhos eletrônicos, é de extrema importância que os vendedores tenham um bom conhecimento sobre tecnologia.

Muitas vezes os clientes vão até as lojas sem saber exatamente o que querem comprar, eles apenas sabem que precisam de um produto para solucionar certo problema. É trabalho do vendedor entender as necessidades do cliente, achar o produto certo e explicar a sua funcionalidade. Se o vendedor consegue falar sobre o produto com propriedade, ele passa credibilidade ao cliente, que se sentirá seguro em realizar a compra.

A melhor maneira de qualificar a sua equipe de vendedores é investindo em treinamentos para que eles possam desenvolver novas habilidades. Monte uma equipe coesa e qualificada e perceberá como o desempenho da sua loja vai melhorar em pouco tempo.

Vale ressaltar que tão importante quanto investir na sua equipe é investir na sua qualificação pessoal. Afinal, o empresário é uma figura muito importante para a loja. Como dono do seu próprio negócio, é importante adquirir conhecimento sobre empreendedorismo, caso contrário, quem fará isso por você?

Tenha um bom pós-venda

O seu trabalho está feito após concluir uma venda, certo? Errado! Mesmo após a compra ter sido finalizada, os vendedores precisam trabalhar para continuar satisfazendo os clientes.

Embora muitos empresários desconsiderem o pós-venda, este é um ponto crucial para os clientes e que pode fazer toda a diferença na hora da compra. Em qual loja você acha que uma pessoa gostaria de comprar: naquela que se responsabiliza caso a película tenha estragado alguns dias depois da compra ou na loja que se diz não ser mais responsável pelo produto após a venda? A resposta é óbvia, não?

Além de continuar tratando o cliente bem mesmo após a venda, também é importante manter contato. O e-mail marketing, por exemplo, é uma ótima estratégia de comunicação para que o seu público-alvo não se esqueça do seu negócio.

Invista em networking

Para quem não sabe, o networking é uma forma moderna de fazer negócio. Consiste em uma forma estratégica de criar uma rede de contatos pessoais que possam interessar ao seu negócio.

Para que o seu empreendimento prospere, além de tentar trazer novos clientes para a sua loja, você também precisa dar atenção aos compradores já existentes e antigos. Conquistar clientes novos é mais caro pois exige mais esforço da parte dos vendedores, por isso a dica é tentar, ao máximo, manter os seus clientes atuais. Voltando a falar sobre o tópico anterior, por isso é tão importante investir no pós-venda.

Por que investir no mercado de produtos personalizados no Brasil?

Como você deve ter percebido, o que as pessoas querem hoje em dia é se diferenciar umas das outras, para, assim, se destacarem. Vender produtos personalizados é o melhor caminho para suprir essa vontade do consumidor.

Dessa maneira, investir nesse segmento significa enxergar cada cliente como único, e ele se sente valorizado por isso. Em consequência, a possibilidade de se alcançar uma boa margem de lucro com esse tipo de negócio é bem grande.

Porém, para isso, é preciso saber escolher um fornecedor de confiança e competente que ofereça produtos customizados de qualidade. Por esse motivo, mais do que o preço, você deverá analisar o custo-benefício de adquirir os itens que ele oferece.

Tudo isso para colocar no mercado algo que agrade ao público e, principalmente, tenha boa durabilidade. Portanto, quando for contratar uma empresa para revender os produtos que ela fabrica, não se esqueça de considerar todos esses fatores.

Sendo assim, em um contexto no qual as pessoas querem se destacar, é preciso estar atento a isso para não errar na hora de investir o seu dinheiro em um novo empreendimento. Então, se o que você quer é seguir tendências e acertar na hora de fazer o seu dinheiro render mais, saiba que esse segmento se mostra como o mais rentável e promissor.

A escolha por ele significa verdadeiramente observar no que o seu público se interessa e concentrar o foco nisso, até mesmo para que ele reconheça a sua empresa como referência no ramo. Dessa forma, não basta oferecer um produto exclusivo; ele também precisa ter a cara do cliente, e a venda de capas e acessórios para celular talvez seja a maior demonstração disso, já que o aparelho está presente no dia a dia de todo mundo.

Portanto, se você pretende ter sucesso comercializando itens de consumo, considere entrar no mercado de produtos personalizados no Brasil. Com certeza, este é um caminho que promete bons frutos!

Agora que já sabe quais são os produtos em ascensão no mercado brasileiro e o que fazer para se destacar da concorrência, basta aplicar tudo o que nós dissemos neste texto à realidade do seu negócio.



Fonte: Customic


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